Diferença entre psicólogo e psiquiatra: entenda o que cada um faz

3 Min de Leitura
5 livros de psicanalise que nao podem faltar na sua estante9072 1 640x450 1

Você sabe qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra ? Acredite, essa é uma dúvida bastante comum. A maioria das pessoas não sabe distinguir a formação e a atuação de cada um desses profissionais.

O problema é que, ao precisar de ajuda, você pode ficar perdido ou perdido e acabar fazendo a escolha errada. Para evitar que isso aconteça, preparamos este artigo para explicar o que cada um desses profissionais faz. Acompanhe!

Qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Você tem interesse em saber qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra ? Esses profissionais costumam ser procurados por indivíduos que possuem problemas de saúde mental e emocional.

Primeiro, entenda o que é um psiquiatra . Trata-se de um médico que se especializa em psiquiatria. Essa especialidade capacita esse profissional de saúde a diagnosticar os transtornos mentais e orientar sobre a melhor conduta frente a eles.

O psiquiatra pode recomendar um tratamento biológico com remédios ou não, acompanhado de psicoterapia ou não, bem como apenas dar orientações de acordo com o diagnóstico clínico obtido durante a consulta. Já o psicólogo é um profissional que se formou em Psicologia, ou seja, estudou uma série de teorias com graus variados de embasamento científico.

Dessa maneira, a pessoa que se forma em Psicologia pode usar esse conhecimento para atuar com neurociências, recursos humanos ou psicoterapia, por exemplo. O curso engloba desde o estudo da neurobiologia até os aspectos mais etéreos da mente. Entenda mais sobre as diferenças entre os profissionais da área de saúde mental a seguir:

Psicoterapeuta

Além da diferença entre psicólogo e psiquiatra , há ainda duas categorias profissionais a considerar: o psicoterapeuta e o psicanalista. O psicoterapeuta é formado em Psicologia, na maioria dos casos. No entanto, também podem ser psiquiatras ou ter outras graduações.

O psicoterapeuta trabalha ajudando as pessoas a reduzirem o sofrimento gerado por problemas emocionais, que vão desde os conflitos comuns do cotidiano até os transtornos mentais graves. Há várias teorias nas quais ele pode embasar a sua prática.

Dentro de cada teoria, costuma haver subespecialidades. Assim, existe a terapia cognitivo-comportamental, a hipnose, a psicanálise e diversas outras. Na psicanálise há ainda subespecialidades, como lacanianos e freudianos.

Psicanalista

O psicanalista, por sua vez, é o terapeuta que usa a linha da psicanálise para orientar a sua prática de psicoterapia. A psicanálise foi criada por Sigmund Freud e se baseia na ideia de que há fenômenos inconscientes que influenciam muito a nossa maneira de agir, sentir e pensar.

Dessa maneira, o tratamento é voltado para o acesso aos conteúdos do subconsciente com o objetivo de termos mais controle sobre ele — o chamado “insight”. É comum que um profissional atue em mais de uma dessas áreas, ou seja, há psiquiatras que também são psicoterapeutas e seguem a linha da psicanálise.

Também pode haver um psicólogo-psicoterapeuta que utiliza a hipnose ou a terapia cognitiva por exemplo. Pode parecer complicado, mas cada um desses profissionais deve receber uma formação adequada para atuar de acordo com as especificidades da área ou áreas escolhidas.

Qual deles procura primeiro?

A psiquiatria é um campo da medicina responsável por cuidar de transtornos psicológicos e problemas emocionais. Assim, se você tiver dúvidas sobre qual profissional procurar, procure um psiquiatra.

Bem como os outros médicos, o psiquiatra é o profissional mais habilitado a fazer um diagnóstico e decidir qual é o melhor tratamento para uma pessoa. Isso não quer dizer que ele é melhor do que os outros profissionais elencados. São apenas profissionais com formações muito diferentes e que têm funções distintas.

Por outro lado, caso você saiba qual é o seu problema e a recomendação de tratamento para o seu caso seja uma psicoterapia, procure um psicoterapeuta. De preferência, busque um profissional com boa formação que seja da linha recomendada pelo seu psiquiatra, uma vez que há técnicas diferentes indicadas para problemas e objetivos diversos.

Conclusão

Em suma, o médico psiquiatra tem um entendimento mais objetivo do caso e um olhar mais voltado para o quadro clínico do paciente. Por outro lado, o psicoterapeuta se preocupa mais com o que há de singular e subjetivo naquele paciente.

Além disso, enquanto o psiquiatra tende a usar mais intervenções biológicas, o psicoterapeuta usa intervenções não biológicas. Em geral, o trabalho dos psiquiatras e dos psicólogos é complementar. Portanto, muitas vezes, é necessária uma atuação conjunta para que os melhores resultados sejam obtidos.

Conheça a clínica psiquiátrica Clínica Ór

Agora que você já entendeu a diferença entre psicólogo e psiquiatra, e está em busca de uma clínica psiquiátrica , saiba mais sobre a Clínica Ór. Especializada no tratamento para depressão, é um estabelecimento que atua com intervenções terapêuticas inovadoras desde 2015.

A Clínica Ór foi fundada pelo psiquiatra Ivan Barenboim, psiquiatra e terapeuta responsável por estudar e implantar os tratamentos para depressão com cetamina, estimulação magnética transcraniana e hipnoterapia. Além disso, também trata do alcoolismo e uma série de outros problemas relacionados à saúde mental. Saiba mais aqui .

COMPARTILHE!

Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.