skip to Main Content
Rua Teodoro Sampaio 352, conjunto 116 - São Paulo - SP Telefone/Whatsapp: (11) 97177-1948 Webmail Administrar

Sobre a Clínica e os Serviços Oferecidos

Uma outra visão da psiquiatria

A Clínica Ohr  Psiquiatria foi concebida com o objetivo de oferecer soluções inovadoras e eficientes aos problemas de saúde mental que geram grande sofrimento a muitas pessoas e famílias.

Felizmente, vivemos numa época em que grandes avanços estão ocorrendo. No entanto, muitas vezes e por motivos diversos, estas inovações não são rapidamente disponibilizadas ao público em larga escala.

“Ohr” significa “luz” em hebraico. Dei esse nome a clínica por sentir que a minha missão é iluminar os caminhos das pessoas que, muitas vezes, já perderam as esperanças.

Por isso, além de oferecer o tratamento psiquiátrico convencional da melhor maneira possível, tenho facilitado o acesso a avanços importantes no campo da psiquiatria  tão logo haja evidência científica de eficácia.

Foi dessa maneira que me tornei, no Brasil, pioneiro no uso da cetamina para o tratamento da depressão bem como na aplicação do Método Sinclair de tratamento do alcoolismo. 

Outra grande novidade no campo da psiquiatria é a medicina personalizada.  Mais especificamente, os testes farmacogenéticos têm ajudado na escolha dos melhores fármacos a serem utilizados. Com isso, tem sido possível ser mais certeiro e científico ao prescrever em vez de apenas fazer escolhas por tentativa e erro.

No nível psicológico, utilizo métodos como a hipnose clínica ou hipnoterapia e EMDR. Assim como os outros tratamentos citados acima, estes também são subutilizados e pouco difundidos apesar de, em alguns casos, trazerem ótimos resultados em pouco tempo. Por isso, incluí no meu arsenal terapêutico estas poderosas ferramentas.

A Consulta e o Diagnóstico

É sempre necessário que o  diagnóstico seja preciso e abrangente para que o tratamento seja bem sucedido, independente do método escolhido. 

Por incrível que pareça, muitas pessoas já tropeçam logo neste primeiro passo em direção ao alívio dos sintomas.

Infelizmente, muitas vezes, o diagnóstico está incorreto ou incompleto.

Por exemplo, a depressão unipolar deve ser diferenciada da bipolar e vice versa. Caso isto não seja bem feito, você pode ser prejudicado.

Além disso, é fundamental identificar a presença de traumas que apontem para um transtorno do estresse pós traumático ou que estejam impedindo a sua melhora.

Posteriormente, é necessário verificar a existência de algum problema clínico ou psiquiátrico que possa estar sendo um obstáculo para o sucesso do seu tratamento.  

Por isso, se você tiver exames recentes não se esqueça de levá-los para a consulta. Exames de sangue, de imagem cerebral e do coração podem ser úteis tanto para o diagnóstico quanto para acelerar o começo do melhor tratamento para você.

Durante a avaliação, eu também irei averiguar cuidadosamente o seu histórico de tratamento, tentando relacionar o uso de determinadas medicações com os seus resultados e efeitos adversos.

Até aqui, descrevi apenas os elementos necessários para uma boa avaliação psiquiátrica convencional.

No entanto, considero o diagnóstico psiquiátrico insuficiente para o tratamento eficaz de uma parte dos casos, pois ele não leva em consideração nem as causas gerais nem as individuais do adoecimento psíquico.

Dessa maneira, procuro me conectar com o aspecto mais humano e individual da pessoa para que eu possa realmente entender o que está ocorrendo. Com isso, identifico os fatores psicológicos e ambientais que possam ter relação com o problema a fim de modificá-los.  

Além disso, investigo os fatores biológicos individuais que podem estar contribuindo para o quadro e para as falhas terapêuticas do passado.  Neste ponto, o teste farmacogenético pode ser importante, já que ele costuma apontar caminhos de tratamento que, por vezes, foram negligenciados. 

Marque a sua consulta  presencial ou online por telefone ou por Whatsapp!

Telefone/WhatsApp: (11) 97177-1948

Atendimento das 10h às 18:30h

Diretor Técnico: Dr. Ivan Barenboim CRM 155.444

Médico Psiquiatra Registro de Especialista 53.559

Back To Top
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro
Open chat