A hipnose clínica – também conhecida como hipnoterapia – é um dos tratamentos indicados para o paciente com depressão. Ela acontece com o indivíduo em estado de hipnose, ou seja, com acesso ao subconsciente. Continue com a leitura e saiba mais sobre hipnoterapia, o que é e como funciona.
O que é hipnoterapia?
A hipnoterapia é o tratamento feito com o paciente em estado de hipnose que, por sua vez, é definido como um estado de consciência em vigília. Nesse momento, a camada subconsciente toma a frente, enquanto a camada consciente fica no pano de fundo.
Estudos com ressonância magnética funcional demonstram que o córtex pré-frontal fica mais inibido e o sistema límbico mais ativo no estado de hipnose. Isso facilita o acesso e a reprogramação dos conteúdos do subconsciente como emoções, memórias, imaginação, hábitos e vícios.
O subconsciente é a camada que regula as funções corporais como o sistema nervoso autônomo, o sistema endócrino e o sistema imunológico. Por isso, muitas doenças crônicas têm relação com problemas de saúde mental.
No entanto, a hipnose não significa ficar inconsciente ou perder o controle. Trata-se de estar relaxado e, ao mesmo tempo, focado, mais imaginativo, mais emotivo e mais sugestionável. Como o fator crítico está aberto, as sugestões penetram mais facilmente na mente subconsciente.
Por esse motivo, o cinema e a televisão têm grande impacto na cultura e no comportamento de uma sociedade. As sugestões do roteirista e do produtor são aceitas muito mais facilmente enquanto as pessoas estão “hipnotizadas” pelo filme.
Como funciona a hipnoterapia?
No apertado, este estado de hipnose é alcançado por meio das chamadas induções. O objetivo é promover um relaxamento físico e mental característico da hipnose. Por ter acesso mais direto ao subconsciente do paciente, essa terapia costuma ser mais eficiente e mais rápida que outras.
Então, o que é hipnoterapia e como ela funciona? Reforçando, é a terapia feita com o paciente em estado de hipnose. Para isso, diversas técnicas provenientes de várias escolas de psicoterapia podem ser utilizadas com sucesso.
Independentemente da técnica, o objetivo é enfraquecer padrões subconscientes disfuncionais que costumam ser a causa psicológica dos problemas emocionais. Para isso, podem ser usadas técnicas como regressão, gestalt, EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular) e terapia cognitiva.
Regressão: técnica de hipnose
Para entender melhor sobre hipnoterapia, o que é e quais são os efeitos dela, descubra mais sobre regressão. Essa é a técnica mais frequentemente associada com hipnose hoje em dia. De fato, bem utilizada, ela pode ser muito poderosa e eficaz no tratamento de diversos problemas.
A regressão costuma usar a emoção ligada ao problema como uma ponte para levar até os primeiros eventos em que o indivíduo a sentiu. É comum encontrar eventos anteriores à idade escolar, dos quais a pessoa não se recordava conscientemente, e outros que ela lembrava, mas aos quais atribuição pouca importância.
Então, use-se técnicas de ressignificação e dessensibilização desses eventos iniciais. Mesmo que isso seja feito apenas mentalmente, essa ressignificação é muito poderosa, pois quase não há diferença entre um evento real ou imaginário para o subconsciente.
Então, é quase como se o que foi imaginado durante uma sessão tivesse ocorrido. Isso permite neutralizar os efeitos negativos desses eventos na mente e no comportamento da pessoa. A programação subconsciente do indivíduo é alterada para uma mais saudável.
Entretanto, por mais poderosa que seja a regressão, técnicas como gestalt, PNL (Programação Neurolinguística), terapia cognitiva e EMDR podem e devem ser usadas tanto para a dessensibilização dos eventos durante a regressão quanto de maneira educada.
Hipnose para depressão
Após saber mais sobre hipnoterapia, o que é e como funciona, é hora de entender como a hipnose para depressão pode ser aplicada.
A hipnose clínica serve para solucionar problemas psiquiátricos e psicológicos ligados a emoções, hábitos disfuncionais e crenças. Por isso, ela é adotada como um dos tratamentos para depressão .
Há estudos científicos que indicam a eficácia desse método. Um artigo de autoria de Simone Youssef, originalmente intitulado Is Hypnotherapy an Effective Treatment for Depression , de 2013, aponta essa constatação.
Segundo o texto, “depois de revisar dois estudos clínicos randomizados, os resultados demonstram que a hipnoterapia é eficaz para depressão. Os estudos também revelaram que a hipnoterapia é mais eficaz em tratar a depressão do que os antidepressivos e a terapia cognitivo-comportamental”.
Estudos também apontam a eficácia da hipnoterapia para o tratamento de outras patologias e distúrbios, como fibromialgia, tabagismo, dependência química, TOC, insônia, obesidade, bruxismo, baixa autoestima e irritabilidade. De maneira geral, o uso da hipnose clínica potencializa os resultados de qualquer técnica terapêutica.
Psiquiatra especialista em depressão
Além de ter conhecimento sobre hipnoterapia – o que é e como funciona –, é fundamental se consultar com um profissional capacitado para o tratamento da depressão, ou seja, um psiquiatra especialista em depressão . Na Clínica Ór, o médico psiquiatra Ivan Barenboim e sua equipe estão preparados para isso.
Se você se interessou pelo tratamento, saiba mais aqui sobre a trajetória desse profissional que utiliza a hipnoterapia como principal ferramenta no campo psicológico. Confira também mais informações sobre hipnoterapia, o que é esse tratamento e como ele funciona, no nosso site.