Você já ouviu falar em hipnoterapia? O uso da hipnose no tratamento de doenças psiquiátricas tem ganhado cada vez mais espaço no cenário da psicologia nos últimos anos. A hipnose para depressão , por exemplo, tem tido ótimos resultados para aliviar os sintomas de pacientes com essa doença.
Para entender por que a hipnose está entre os tratamentos para depressão com grande potencial, continue a leitura e entenda como o método atua no subconsciente.
Compreendendo o modelo da mente
Para você compreender o que é a hipnose e como ela pode ajudar na superação da depressão , traumas e problemas emocionais, primeiro, é necessário conhecer o modelo da mente proposto por Gerald Kein, que divide a mente em três camadas.
O consciente é a camada que exerce funções de tomada de decisão, pensamento, força de vontade e memória consciente. Por sua vez, o inconsciente é a camada reguladora das funções corporais, como os sistemas nervoso, endócrino e imunológico.
Já o subconsciente é o responsável pelas emoções, pelo instinto de autopreservação, pelos hábitos, pela imaginação e pela memória subconsciente. Esta última preserva eventos com forte componente emocional que aconteceram na vida da pessoa.
Esses eventos podem moldar as reações emocionais e comportamentais que o indivíduo vai ter ao longo da sua existência. Então, caso tenha vivenciado eventos traumáticos, ele pode passar a ter pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais provenientes da camada subconsciente da mente.
Hipnose: como funciona
A hipnose é um estado de consciência em que a camada subconsciente da mente toma a frente enquanto a camada consciente fica no pano de fundo. Normalmente, é o oposto. Por isso, no nosso estado de consciência cotidiano, a conexão com o subconsciente é mais difícil.
Dessa maneira, o estado de hipnose facilita o acesso e a reprogramação dos conteúdos do subconsciente, como emoções, memórias, imaginação, hábitos e vícios. O foco é quebrar padrões disfuncionais aprendidos inconscientemente ao longo da vida.
O estado de hipnose costuma ser alcançado por meio das chamadas induções, que promovem o relaxamento físico e mental, facilitando o acesso a conteúdos subconscientes da mente. Vale frisar que o paciente permanece acordado durante todo o processo e consegue lembrar de tudo após a sessão.
Como é a hipnoterapia para depressão
Hipnoterapia é a terapia feita com a pessoa em estado de hipnose. Por ter acesso mais direto ao subconsciente do paciente, ela pode ser mais eficiente e rápida que outras.
Diversas técnicas provenientes das escolas de psicoterapia podem ser utilizadas, já que a hipnose funciona como um catalisador para elas e atua no tratamento de traumas e de várias condições psiquiátricas, como a depressão.
Ao ressignificar e neutralizar emocionalmente o evento traumático, o mesmo deixa de funcionar como um trauma e passa a ser apenas uma memória como as outras. Com isso, ele deixa de gerar padrões de pensamento, sentimento e comportamento disfuncionais causadores de transtornos emocionais.
Indicações de hipnoterapia
Antes de partir para o tratamento com hipnose para depressão, é importante que o paciente faça uma avaliação completa com um psiquiatra. Nesse momento, tanto os aspectos médicos quanto psicológicos vão ser investigados para que o tratamento mais adequado seja indicado.
As sessões de tratamento para depressão são indicadas especialmente para casos em que os traumas psicológicos desempenham um papel relevante no caso, pois esse tipo de terapia é capaz de neutralizar os efeitos negativos dos mesmos.
Em alguns casos, pode ser necessário aliar a hipnose para depressão ao tratamento convencional com uso de medicamentos. Isso porque a união de ambas as abordagens consegue tratar tanto os aspectos mentais quanto as disfunções cerebrais envolvidas na depressão.
Vale ressaltar que, apesar de ter bons resultados, a hipnose clínica, assim como qualquer outro tratamento, não resolve o problema em 100% dos casos. Os traumas e padrões disfuncionais tratados com esse método nem sempre são a principal causa da depressão. Por isso, a importância de sempre fazer uma avaliação com um psiquiatra.
Hipnoterapia tem evidência científica?
A evidência científica acerca do uso da hipnose para depressão ainda é limitada, principalmente porque as técnicas de hipnoterapia usadas em cada estudo variam bastante, dificultando a comparação entre eles. Ademais, esta forma de tratamento não se encaixa bem ao modelo biológico mais utilizado na psiquiatria atual.
Apesar disso, já existem algumas pesquisas que apontam a sua eficácia em diversos casos. O estudo “ Is Hypnotherapy an Effective Treatment for Depression” (2013), de autoria de Simone Youssef, por exemplo, concluiu que a hipnose para depressão é eficaz para aliviar os sintomas desse distúrbio.