Diferença entre psicólogo e psiquiatra: entenda a função de cada profissão

4 Min de Leitura
Mulher psiquiatra ou psicóloga com uma prancheta na mão, atendendo a um paciente deitado no divã.

É comum as pessoas terem dúvidas sobre qual especialista buscar para tratar questões de saúde mental ou emocional. Cada um tem funções e formações diferentes. Você sabe qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Preparamos este artigo para explicar a atuação desses profissionais. Assim, se precisar buscar ajuda, você saberá exatamente quando procurar psiquiatra ou psicólogo para receber as recomendações mais adequadas na recuperação do seu bem-estar.

Qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Você tem interesse em saber qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Esses profissionais costumam ser procurados por indivíduos que querem resolver condições de saúde mental e emocional. Veja as principais diferenças a seguir.

Psiquiatra

Afinal, o que é um psiquiatra? O médico especializado em Psiquiatria sabe diagnosticar os transtornos mentais e orientar a melhor abordagem de tratamento para combatê-los.

O psiquiatra pode recomendar um tratamento biológico com remédios ou não, acompanhado de psicoterapia ou não, bem como apenas dar orientações conforme o diagnóstico clínico realizado durante a consulta. 

Psicólogo

Já o psicólogo é um profissional que se formou na área de Psicologia, ou seja, estudou uma série de teorias com tipos variados de embasamento científico. Ao contrário da Psiquiatria, para se especializar como psicólogo, não é necessário ter cursado Medicina previamente.

A pessoa que se forma em Psicologia pode usar esse conhecimento para atuar com neurociências, recursos humanos ou psicoterapia, por exemplo. O curso engloba desde o estudo da neurobiologia até os aspectos mais etéreos da mente. O psicólogo é um dos profissionais que podem integrar uma equipe multidisciplinar de saúde mental de um hospital, clínica, entre outros.

Outras abordagens

Além de entender a diferença entre psicólogo e psiquiatra, é importante compreender a distinção entre outras duas categorias profissionais: o psicoterapeuta e o psicanalista. 

Psicoterapeuta

O psicoterapeuta é formado em Psicologia, na maioria dos casos. No entanto, também pode ser psiquiatras ou ter outras graduações. Ele ajuda a reduzir o sofrimento dos pacientes gerado por problemas emocionais, que vão desde os conflitos comuns do cotidiano até os transtornos mentais graves. Há várias teorias nas quais ele pode embasar a sua prática. Confira a seguir!

A terapia Gestalt é uma abordagem que trabalha com a percepção e a consciência do indivíduo sobre si e suas relações com o ambiente. Além disso, há outras práticas que podem ser seguidas, como a Fenomenologia e o Psicodrama e a Psicanálise. A corrente definida varia conforme a formação e o enfoque escolhido pelo profissional.

Psicanalista

O psicanalista, por sua vez, é o terapeuta que usa a linha da Psicanálise para orientar a sua prática. Esse campo de investigação da mente humana, criada por Sigmund Freud, baseia-se na ideia de que há fenômenos inconscientes que influenciam muito a nossa maneira de agir, sentir e pensar. 

Atualmente, existem diferentes abordagens, que variam de acordo com cada autor. Como exemplo, podemos citar as correntes Freudiana, Junguiana, Kleiniana, entre outras. Cada uma apresenta sua própria particularidade em relação aos métodos e enfoques.

O tratamento é voltado para o acesso aos conteúdos do subconsciente com o objetivo de termos mais controle sobre ele — prática chamada de “insight”. Vale lembrar que é comum que um profissional atue em mais de uma dessas áreas, ou seja, há psiquiatras que também são psicoterapeutas ou seguem a linha da Psicanálise.

Também pode haver um psicólogo-psicoterapeuta que utiliza técnicas como a Hipnose ou a Terapia Cognitiva, por exemplo. Cada um desses profissionais deve receber uma formação adequada para atuar de acordo com as especificidades da área ou áreas escolhidas.

Quando procurar um psiquiatra?

A psiquiatria é um campo da Medicina responsável por diagnosticar e tratar transtornos psicológicos e problemas emocionais. Assim, se você estiver sofrendo com alguma condição mental, um psiquiatra pode ajudar.

O psiquiatra é o profissional mais habilitado a fazer um diagnóstico em saúde mental e decidir qual é o melhor tratamento para uma pessoa, como também recomendar o acompanhamento com um psicólogo. Isso não quer dizer que ele é melhor do que os outros profissionais elencados; significa apenas que sua formação é direcionada para esse tipo de atendimento.

Quando procurar um psicólogo?

Agora que você sabe o que faz o psicólogo, quando buscar ajuda desse profissional? Para quem procura fazer um processo terapêutico contínuo para lidar com questões de vida, mudanças ou crescimento pessoal e profissional, a psicoterapia com esse profissional é mais apropriada.

De preferência, busque um profissional com boa formação que seja da linha recomendada pelo seu psiquiatra, uma vez que há técnicas diferentes indicadas para problemas e objetivos diversos.

Colaboração entre psiquiatras e psicólogos

Em muitos casos, é benéfico trabalhar com ambos os profissionais. O psicólogo pode fornecer a terapia contínua para abordar questões emocionais e comportamentais, enquanto o psiquiatra gerencia a parte médica, incluindo a prescrição de medicamentos, se necessário.

Se você não tem certeza se deve procurar um profissional de Psiquiatria ou Psicologia, recomendamos uma consulta inicial com um psiquiatra. Afinal, ele é o profissional que tem um treinamento focado em fazer o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento que pode ser somente com psicoterapia ou envolver outros tipos de tratamento. 

Conheça os serviços da Clínica Ór e agende sua consulta

Agora que você já entendeu a diferença entre psicólogo e psiquiatra, aproveite para conhecer os serviços da nossa clínica. Com foco em novos tratamentos para depressão, atuamos com intervenções terapêuticas inovadoras desde 2015.

A Clínica Ór foi fundada por Ivan Barenboim, psiquiatra e terapeuta responsável por estudar e implantar os tratamentos para depressão com cetamina, Estimulação Magnética Transcraniana e hipnoterapia. Nossas abordagens também tratam o alcoolismo e uma série de outros problemas relacionados à saúde mental. Faça sua avaliação aqui!

COMPARTILHE!

Picture of Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.