Qual o melhor antidepressivo? Essa dúvida comum surge no início do tratamento psiquiátrico. Este artigo explica como a prescrição do medicamento é feita. Acompanhe a seguir.
O que são antidepressivos?
Os antidepressivos são utilizados para tratar a depressão, reduzindo os sintomas. Isso significa que eles melhoram os estados de tristeza, desânimo, angústia, falta de energia, insônia, alterações no apetite, pensamentos negativos, entre outros. Para isso, eles contam com princípios ativos que agem corrigindo e modificando a transmissão neuroquímica em áreas do sistema nervoso que regulam o estado de humor. Apesar de não serem considerados drogas, nem causarem dependência, eles são medicamentos submetidos a controle especial, comercializados somente com receita médica. Existem várias classes de antidepressivos, que atuam no organismo de maneiras diferentes, apresentando resultados distintos. Elas servem de parâmetro no momento de definir qual o melhor antidepressivo. Em geral, podem ser divididas em quatro grupos:- inibidores seletivos da recaptação de serotonina: são mais utilizados e causam poucos efeitos adversos;
- inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina: são bastante usados e causam poucas reações adversas;
- antidepressivos tricíclicos: são mais antigos e podem causar mais efeitos colaterais. Por isso, são menos prescritos atualmente. No entanto, alguns deles podem ser mais eficazes.
Como o especialista define qual o melhor tratamento para a depressão?
Os tratamentos para a depressão são determinados conforme o diagnóstico médico. O especialista deve avaliar os sintomas utilizando referências conhecidas, entre elas: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e Classificação Internacional de Doenças (CID). Durante a consulta, o psiquiatra identifica a presença de problemas clínicos e traumas, assim como o histórico de tratamentos. Essas informações são obtidas por meio de conversas, questionários e exames laboratoriais específicos.Como saber qual o melhor antidepressivo para cada paciente?
Atualmente, é possível encontrar mais de 20 tipos de antidepressivos disponíveis no mercado. Para descobrir qual o melhor antidepressivo para o paciente, o médico utiliza critérios predefinidos de análise:- quadro clínico e comorbidades;
- histórico de tratamento pregresso;
- perfil de efeitos colaterais dos remédios;
- eficácia dos antidepressivos.



