TRATAMENTOS

O que é a cetamina para depressão e como ela funciona?

O uso da cetamina para depressão tem ocorrido nos últimos anos. Ela é uma nova opção que veio para preencher uma lacuna deixada pelos antidepressivos, que são ineficientes em alguns casos. 

A depressão , considerada o mal do XXI pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ter efeitos devastadores sobre todos os aspectos da vida do indivíduo do século. Além disso, ela pode levar à morte, principalmente, por meio do suicídio.

 

 

O que é cetamina?

 

Desenvolvida em 1962, a cetamina é um medicamento anestésico. Ela é bastante utilizada pela medicina moderna e é um dos fármacos reconhecidos essenciais pela OMS. Também é aprovado pelo órgão regulador americano FDA (Food and Drug Administration) e pela ANVISA.

O medicamento possui um histórico notavelmente seguro, inclusive para uso pediátrico, pois não causa herança respiratória. Ainda, o seu uso é muito comum para tratar dor física intensa e crônica. Durante a Guerra do Vietnã, por exemplo, o exército dos EUA utilizou-o como um anestésico confiável o suficiente para ser usado no campo de batalha.

 

 

Como a cetamina pode ajudar no tratamento da depressão?

 

A cetamina para depressão ainda tem o seu uso off label . Esse termo significa que, apesar da evidência científica comprobatória com relação à segurança e eficácia do medicamento para o tratamento da doença, essa indicação ainda não está prevista em bula. 

Apesar disso, no primeiro semestre de 2019, o FDA sentiu sua variante intranasal entre os tratamentos para transtorno depressivo maior . Em especial, para a versão refratária da doença, considerada mais resistente e de longo prazo.

Nos últimos anos, diversos estudos importantes, como um publicado no Journal of Clinical Psychiatry, demonstraram que o medicamento é eficaz para a depressão. Ele produz um efeito intenso em horas ou dias em cerca de 70% dos pacientes que não melhoram com o tratamento convencional.

 

 

Como a cetamina funciona no nosso cérebro?

 

A cetamina para depressão promove a produção dos materiais necessários para reparar os danos causados ​​pela doença em apenas algumas horas. Entre esses danos está a causa do sistema de comunicação entre as áreas do cérebro responsáveis ​​pela memória, aprendizagem, regulação emocional e pensamento. 

Ao contrário dos antidepressivos convencionais, ela ativa, no cérebro, um receptor do glutamato chamado AMPA enquanto bloqueia outro de nome NMDA. Dessa maneira, o medicamento passou a ser visto como um divisor de águas na terapia antidepressiva.

 

 

Como é o tratamento com cetamina para depressão?

 

Geralmente, o medicamento é administrado com o paciente acordado e de forma lenta, durante 40 minutos. Nos primeiros 5 a 10 minutos, as pessoas não costumam sentir nada. Depois disso, elas normalmente tendem a notar a sensação de leveza, flutuação ou dificuldade de ter o controle do corpo. 

Além disso, é possível sentir alguma dormência nos dedos dos pés ou na área ao redor da boca. Ao longo desse tempo, os sentimentos tendem a se intensificar, de modo que o medicamento fica no pico da sua intensidade no final da aplicação. A maioria das pessoas, contudo, descreve a experiência como agradável.

 

Quais são os possíveis efeitos adversos e as contraindicações?

 

O fármaco, quando utilizado como um medicamento para depressão, é administrado em doses abaixo das usadas em anestesia. Portanto, não são reportados efeitos colaterais graves ou duradouros no período entre as infusões ou depois delas.

Algumas sensações, como náuseas e sintomas dissociativos, podem ocorrer durante a infusão. Estes consistem na impressão de não sentir ou não ter controle sobre o corpo e, às vezes, na percepção de estar em um sonho ou algo semelhante. 

Esses efeitos costumam começar a diminuir em cerca de 5 a 15 minutos e passam completamente em 30 a 50 minutos após o término da aplicação do medicamento. Na Clínica Ór , a maioria das pessoas costuma permanecer no ambiente por 90 a 120 minutos da entrada até a saída do local, já sem efeitos colaterais.

É importante ressaltar que o uso da cetamina para depressão não costuma causar dependência química. Há, contudo, algumas contraindicações, principalmente para indivíduos com problemas cardiológicos graves ou instáveis ​​e sintomas psicóticos agudos.

logo2

Trate a sua depressão com um método eficaz, seguro e comprovado cientificamente!

Cerca de 40% das pessoas depressivas ficam frustradas com o resultado dos tratamentos com antidepressivos convencionais. Por isso, é fundamental que elas tenham acesso a novos e eficazes procedimentos como as infusões com cetamina para depressão realizadas na nossa clínica.

Portanto, procure quem é referência no assunto e tem ampla experiência para conduzir o seu tratamento. Conheça esse e outros recursos terapêuticos disponíveis na clínica e entre em contato conosco.