O transtorno depressivo afeta muitas pessoas ao redor do mundo, prejudicando especialmente a qualidade de vida. O diagnóstico correto e o tratamento para depressão adequado representam um caminho para alcançar o bem-estar.
É fundamental ter o direcionamento de um profissional especializado para combater essa doença. Atualmente, existem muitas opções de tratamento, seja por meio de métodos convencionais, seja por meio de procedimentos inovadores que inibem os sintomas de curto a médio prazo.
O que é depressão? Conheça alguns sinais e sintomas
Sendo muito associada às alterações de humor no cotidiano e ao suicídio, a depressão é um distúrbio mental que afeta o lado emocional das pessoas. Além disso, ela também pode provocar diversos impactos no corpo humano.
Os sintomas psicológicos mais comuns são as diversas variações de humor, como tristeza constante, diminuição do prazer/satisfação em atividades diárias, apatia, dificuldade de ter uma visão positiva sobre o mundo ao redor, entre outros.
A depressão também provoca alguns sintomas físicos, como falta de energia, sensação de cansaço frequente, mudanças na rotina de sono e até mesmo no apetite. Consequentemente, isso pode causar perda ou ganho excessivo de peso, por exemplo.
Diagnóstico de depressão
É fundamental que um diagnóstico de depressão, ansiedade ou outras condições psiquiátricas seja preciso e abrangente. Só assim, é possível fazer um tratamento com resultados satisfatórios, independentemente da opção escolhida.
Durante uma consulta, é primordial que o psiquiatra identifique a presença de traumas que estejam impedindo a melhora do quadro depressivo ou que apontem para o transtorno do estresse pós-traumático. É necessário verificar, também, a existência de algum problema clínico que possa estar dificultando o tratamento para depressão.
Por isso, se você tiver exames recentes (sanguíneos, aéreos e cardíacos), leve-os para a consulta psiquiátrica — eles podem ser úteis para o diagnóstico. Além disso, é importante falar sobre o seu histórico de abordagens terapêuticas e de medicações, bem como seus resultados e efeitos adversos. O psiquiatra analisa todos esses fatores para definir o melhor tratamento para depressão.
Conheça os principais tratamentos para depressão
É possível tratar o transtorno depressivo de diferentes formas. Cada caso precisa ser avaliado minuciosamente para o especialista chegar ao diagnóstico e conduta precisos. O tratamento mais adequado considera os tipos de depressão e o grau de intensidade da doença. Veja algumas alternativas a seguir.
Tratamento convencional
Esse tipo de tratamento envolve o uso de antidepressivos, associados ou não a outros medicamentos, em conjunto com a psicoterapia. Geralmente, ele é mais indicado para pessoas que não tiveram sucesso com a abordagem natural.
A medicina personalizada por meio da farmacogenômica é uma inovação que pode ser utilizada em casos selecionados dentro do contexto do tratamento com antidepressivos. Ela pode ajudar na escolha do melhor fármaco para alguns indivíduos específicos.
Tratamento natural
Esse método reúne técnicas psicoterápicas úteis no caso de traumas ou história de vida conturbada. Nessas situações, é necessário retirar a importância emocional dos eventos e eliminar as emoções tóxicas ligadas a eles. Isso auxilia a regular o sistema límbico do paciente e melhorar os sintomas.
As diversas formas de psicoterapia são opções de tratamento natural. Em caso de haver histórico de traumas psicológicos, é recomendável utilizar técnicas específicas como hipnoterapia e EMDR para o tratamento dos traumas.
Em outros casos, técnicas como a terapia cognitiva comportamental que foca mais na ativação comportamental e na flexibilização de pensamentos automáticos, podem ser mais úteis. Outros tipos de tratamento natural para depressão são os fitoterápicos como a erva de São João, os nutracêuticos como o metilfolato e a atividade física aeróbica regular.
Em algumas situações, é possível aliviar completamente os sintomas com esse tipo de psicoterapia. Já em outros, a abordagem resolve os aspectos psicológicos ligados à depressão, mas ainda precisa ser complementada com o tratamento medicamentoso.
Infusões com cetamina
Estudos clínicos publicados em importantes revistas científicas ao longo do tempo descobriram que, além de ter efeitos anestésicos, a cetamina também é um medicamento altamente eficaz para os casos de depressão que não respondem adequadamente ao tratamento com antidepressivos convencionais.
No Brasil, a cetamina endovenosa é aprovada pela Anvisa para uso anestésico. Entretanto, seu uso para depressão ainda é off-label. Sendo assim, embora haja pesquisas científicas que comprovem seus efeitos positivos no tratamento do transtorno depressivo, a indicação ainda não é oficialmente apresentada na bula do medicamento. Mas, a versão intranasal do fármaco já está aprovada para este fim.
A cetamina integra a lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo indicada para pessoas que apresentam ideações suicidas. Nós, da Clínica Ór, fazemos infusões com cetamina para depressão de forma segura com uma equipe especializada. Desde 2015, já realizamos dezenas de milhares de aplicações do fármaco.
Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
Neste tratamento para depressão, uma máquina emite um campo magnético para estimular uma área do cérebro de forma não invasiva. No procedimento, é feita a modulação de circuitos cerebrais profundos disfuncionais no transtorno depressivo por meio do estímulo de um local específico do córtex cerebral.
Diversos estudos apontam que a Estimulação Magnética Transcraniana é uma alternativa eficaz e segura. O tratamento inovador é aconselhado principalmente para casos de Depressão Maior e Transtorno de Ansiedade Generalizada. Ele pode ser usado tanto para os pacientes que não respondem ao tratamento convencional quanto para os que não toleram ou têm receio dos efeitos adversos dos psicofármacos.
Essa é uma alternativa extremamente segura para promover o alívio ou a remissão dos sintomas de depressão. Entretanto, vale ressaltar que há algumas poucas contraindicações para esse tipo de tratamento. Por exemplo, ele não é indicado para quem tem implantes de metal na cabeça ou na cóclea. Por isso, a avaliação prévia de um profissional especializado é muito importante.
Inicie o seu tratamento para depressão com a Clínica Ór
A Clínica Ór atua com diversas opções de tratamento para depressão, incluindo as opções mais inovadoras, como as infusões com cetamina e a EMT. Para isso, dispomos de uma equipe especializada e altamente qualificada para avaliar cada caso e entender as necessidades das pessoas na busca pelo bem-estar. Entre em contato.