TRATAMENTOS

Estimulação magnética transcraniana

Como uma das alternativas para tratamentos de doenças psiquiátricas, a estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma técnica inovadora no combate ao Transtorno de Ansiedade Generalizada e à Depressão Maior. O procedimento tem trazido excelentes resultados para a prática clínica.

Quer aprender mais sobre o procedimento de EMT e as especificidades? Continue a leitura para conhecer os principais benefícios desse tipo de tratamento e ver mais informações.

Estimulação magnética transcraniana: conheça o tratamento

Eficaz para casos de depressão resistente, a estimulação magnética transcraniana é um tratamento não invasivo que consiste em estimular o cérebro, através do crânio, por um campo eletromagnético. Ela é uma ótima alternativa para pacientes que não tiveram resultados satisfatórios com técnicas tradicionais.

É um procedimento cientificamente comprovado, reconhecido e aprovado para o tratamento da depressão, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina (2012) e pela ANVISA (2013). No exterior, a técnica está vigente desde 1985, na Inglaterra, e 2008, nos Estados Unidos. A seguir, conheça mais detalhes sobre essa prática inovadora que integra o arsenal de tratamentos terapêuticos da Clínica Ór.

Além de ser utilizada para o tratamento de transtornos psiquiátricos e de doenças neurológicas, a EMT é uma ferramenta útil para pesquisa científica. Áreas como a neurofisiologia e as neurociências em geral se beneficiam muito dessa técnica.   

Como funciona o tratamento?

No tratamento de estimulação magnética transcraniana, são utilizados pulsos magnéticos que atuam no córtex cerebral, especialmente nas zonas afetadas pelos transtornos psiquiátricos relacionados ao humor e à depressão.

Em uma sessão de EMT, o paciente fica sentado em uma poltrona, vestindo uma touca que marca o alvo a ser estimulado no cérebro. Enquanto isso, o médico psiquiatra posiciona uma bobina sobre a cabeça da pessoa e controla a geração de pulsos magnéticos que agem no córtex cerebral.

Os efeitos colaterais desse procedimento costumam ser bem leves: normalmente, o paciente sente apenas um pequeno incômodo no local do estímulo durante o processo. Mais raramente, ele pode ter dor de cabeça após a sessão, que pode melhorar com analgésicos comuns. Além disso, não é necessário fazer repouso após o procedimento.

Aplicações clínicas

A EMT pode ser usada para casos de depressão unipolar e bipolar, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Doença de Parkinson. Em geral, ela é indicada para casos sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico ou em casos em que a pessoa não tolera ou não pode tomar os remédios.

A Clínica Ór é altamente preparada para realizar uma avaliação de casos diversos. Em cada quadro clínico, define-se a duração, a frequência e o protocolo escolhido pelo psiquiatra especialista conforme a necessidade de cada pessoa.

Benefícios do tratamento de EMT

A EMT pode gerar uma série de benefícios para as pessoas. Como ela atua de maneira pontual no cérebro, alivia os sintomas de depressão e ansiedade sem causar efeitos colaterais sistêmicos tão frequentes como os da medicação.

Na Clínica Ór, o procedimento é bem-aceito pelos pacientes porque é seguro e tem pouquíssimos efeitos adversos. A EMT é um meio para restabelecer a saúde mental e trabalhar positivamente diversas condições neurológicas.

Contraindicações

É importante ter em mente que, apesar de toda a eficácia e segurança desse tratamento, nem todas as pessoas podem fazer. Para quem tem implantes de metal na cabeça ou na cóclea, como clipes de aneurisma ou eletrodos, o procedimento pode ser contraindicado.

Por isso, a Clínica Ór faz as avaliações conforme as necessidades específicas de cada pessoa. O processo identifica o melhor caminho e o procedimento indicado para o tratamento de depressão.

Faça o procedimento de EMT com a Clínica Ór Psiquiatria

Gostou de conhecer os detalhes da estimulação magnética transcraniana? A Clínica Ór é referência no tratamento para depressão e outros transtornos psiquiátricos com terapias com cetamina, EMT e hipnose. As opções para tratar alcoolismo, como o Método Sinclair, também são muito eficazes.

A equipe especializada é altamente preparada para receber e cuidar de todos os pacientes que precisam de ajuda relacionada à saúde mental. Entre em contato para marcar sua avaliação médica.

logo2

Faça estimulação magnética transcraniana na Clínica Ór

Na clínica, fazemos um protocolo baseado no SAINT (Terapia de Neuromodulação Acelerada e Inteligente de Stanford) que tem eficácia e segurança comprovadas por estudos clínicos internacionais.  Por meio desse protocolo, realizamos de 7,5 a 15x mais estímulos do que com o protocolo convencional, diminuindo o tempo necessário para o alívio dos sintomas e aumentando a chance de resposta ao tratamento. Então, entre em contato conosco e agende a sua primeira consulta.