Qual é o preço da Estimulação Magnética Transcraniana? Veja detalhes sobre esse tratamento

3 Min de Leitura
Imagem de um cérebro fictício sendo estimulado magneticamente.

Você sabe qual é o preço da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)? Ele depende de uma série de fatores. Esse procedimento é uma inovação no campo da Psiquiatria, em especial para o tratamento da depressão. É usado em casos nos quais o paciente não responde ou não tolera bem o tratamento farmacológico.

O valor total do investimento na Estimulação Magnética Transcraniana varia conforme o número de sessões necessário para cada caso. Em 2024, na cidade de São Paulo, o preço de cada sessão está entre 350 e 600 reais. De acordo com a literatura científica, em geral,  são necessárias pelo menos 20 sessões.

Este método de tratamento deve ser aplicado apenas em uma clínica psiquiátrica habilitada como a Clínica Ór e o protocolo a ser usado é definido somente a partir da avaliação do quadro clínico do paciente feita pelo médico psiquiatra.

Para que serve a EMT?

A EMT é uma das formas de tratar a depressão. O procedimento é altamente seguro: consiste em estimular diferentes regiões do cérebro a partir da aplicação de campos magnéticos, que geram correntes elétricas de baixa intensidade para áreas específicas do órgão. Essa interferência possibilita restabelecer o equilíbrio da saúde mental.

Todo o procedimento da Estimulação Magnética Transcraniana é feito de forma não invasiva. A tecnologia do equipamento utilizado na sessão de EMT permite a modulação de circuitos cerebrais profundos, disfuncionais na depressão, por meio do estímulo de uma área específica do córtex cerebral.

A Clínica Ór tem experiência na realização desse tipo de tratamento. Seguimos o protocolo baseado na Terapia de Neuromodulação Acelerada e Inteligente de Stanford (SAINT). Segundo o Dr. Ivan Barenboim, psiquiatra especialista em depressão e fundador da Clínica Ór, essa abordagem específica pode apresentar resultados ainda mais satisfatórios. 

“Esse protocolo permite que, em pouco tempo, façamos uma quantidade de estímulos muito maior do que se costuma fazer em um procedimento tradicional de EMT. Dessa forma, podemos aumentar bastante a chance de sucesso do tratamento”, diz o especialista.

Benefícios no tratamento da depressão resistente

O principal benefício do tratamento para depressão com EMT é a ação pontual do procedimento no cérebro. Com isso, é possível aliviar os principais sintomas da doença sem provocar efeitos colaterais sistêmicos, diferentemente dos medicamentos convencionais.

Além de ser extremamente seguro, é um tratamento muito bem aceito e tolerado por quase todos os pacientes. Monitoramos todo o tratamento e dispomos de uma equipe altamente especializada para atuar com eficácia em cada caso. Nosso foco é contribuir para melhorar a saúde mental dos pacientes.

Os custos do procedimento

O preço da Estimulação Magnética Transcraniana varia conforme uma série de fatores. Em primeiro lugar, o valor total do tratamento varia conforme a quantidade de sessões realizadas. De acordo com os dados científicos, na grande maioria dos casos, 20 sessões é o número mínimo necessário para que resultados satisfatórios sejam obtidos. 

Os valores de cada sessão podem variar de uma região do país para outra. Mais ainda, de um país para outro. No entanto, por diversos fatores, os preços também podem variar entre clínicas localizadas numa mesma cidade. 

Em 2024, na cidade de São Paulo, temos a variação de 350 a 600 reais por sessão, como mencionado anteriormente. Fiel à sua missão de devolver a esperança aos pacientes que sofrem de depressão, a Clínica Ór visa a facilitar o acesso das pessoas a este e a outros tratamentos avançados para este transtorno. Por isso, os nossos preços são os melhores da cidade.

Como escolher o local/profissional adequado para o tratamento?

Além de saber o preço da Estimulação Magnética Transcraniana, é importante conhecer a clínica que oferece o tratamento. Ela precisa ser especializada nesse tipo de abordagem e ter experiência com o protocolo.

Não basta apenas ter o equipamento adequado para realizar o tratamento de EMT; a atuação do profissional e o cuidado com o paciente fazem toda a diferença na aplicação dos estímulos e no resultado do tratamento. Apenas um médico psiquiatra ou neurologista deve definir os parâmetros corretos para essa técnica.

Só assim é possível garantir um tratamento para depressão com toda a segurança e eficácia que a EMT pode proporcionar. Por isso, é fundamental escolher um local ou profissional que tenha vasta experiência, alinhando os conhecimentos técnicos com equipamentos de alta tecnologia e qualidade.

A Clínica Ór segue um protocolo baseado na SAINT com rigor e qualidade para diminuir o tempo necessário para o alívio dos sintomas da depressão resistente, potencializando a eficácia do método.

Comece o seu tratamento de EMT na Clínica Ór

Como visto, o preço da Estimulação Magnética Transcraniana depende especialmente do local e dos profissionais escolhidos para a aplicação dessa técnica inovadora. Por isso, é fundamental avaliar todos os cenários citados anteriormente antes de iniciar o tratamento.

Aqui, na Clínica Ór, avaliamos todas as necessidades do paciente para definir o melhor caminho no tratamento para a depressão. Dispomos de uma equipe especializada para lidar com cada caso. Entre em contato!

COMPARTILHE!

Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.