O Psiquiatra x O Conselheiro

2 Min de Leitura
manis friedman 2 1 680x380 1

No último post, ao discutir a questão do livre arbítrio, eu havia prometido que  iria elaborar sobre a diferença entre os papéis de um conselheiro e de um psiquiatra.

É muito comum que haja alguém no papel de conselheiro do paciente que chega para nós psiquiatras. 

Mais especificamente, este conselheiro costuma ser um sacerdote como um rabino, um padre ou um pastor que tem boas intenções e que possui uma sabedoria advinda dos seus estudos religiosos.

Ao menos é esta a presunção. 

Infelizmente, em alguns casos, estas pessoas podem até atrapalhar mais do que ajudar caso não tenham um noção exata do seu papel numa situação de crise.

Por exemplo, se este conselheiro tentar dar uma lição de moral para a pessoa que está com algum problema de saúde mental, isto pode ter péssimas consequências.  

Pior ainda é quando desestimulam o indivíduo a procurar ajuda profissional, pois entendem que a questão é espiritual. 

Recentemente, ouvi uma palestra do rabino Manis Friedman na qual ele conseguiu distinguir muito bem a função dele da de um psiquiatra.

Basicamente, ele falou o seguinte:

“Se eu identifico que a pessoa está com dificuldade de exercer o livre arbítrio dela devido a um problema psiquiátrico, eu logo a encaminho a um profissional.

Assim que o profissional conseguir devolver o livre arbítrio a ela por meio de tratamentos biológicos ou psicoterapia, eu volto a  exercer o meu papel.

Afinal, todos os meus conselhos são baseados na premissa de um livre arbítrio preservado. Se a pessoa não está nestas condições como poderei ajudá-la?”

Exatamente! Se todos soubessem como se limitar a exercer as suas funções, os resultados seria bem melhores. 

Portanto, assim como um psiquiatra não deve ter a função de guia moral para os seus pacientes, um sacerdote deve sempre se perguntar quão capaz é aquela pessoa de exercer seu livre arbítrio naquele determinado momento. 

Por Dr. Ivan Barenboim, Médico Psiquiatra e Diretor da Clínica OHR Psiquiatria

CRM 155.444 Registro de Qualificação de Especialista  53559

COMPARTILHE!

Picture of Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.