Saiba o que é Setembro Amarelo

3 Min de Leitura
flores amarelas com céu no fundo

O suicídio é um sério problema de saúde pública, relacionado à depressão. Os pensamentos suicidas são um dos sintomas mais graves do transtorno. Por isso, é cada vez mais importante conscientizar a população sobre o que é Setembro Amarelo.

Para ter noção da relevância de discutir saúde mental, analise alguns dados. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) mostra que o total de suicídio cresceu 43% no Brasil em apenas uma década. Caso queira ampliar o seu conhecimento sobre o tema, continue a leitura!

O que é Setembro Amarelo?

Em resumo, Setembro Amarelo é uma campanha brasileira que busca aumentar a conscientização a respeito da relevância de prevenir o suicídio. Esse movimento é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2015.

Anualmente, a ABP convida novos parceiros no Brasil para divulgar a campanha Setembro Amarelo e fazer com que mais pessoas saibam o que é Setembro Amarelo. Essas parcerias institucionais e públicas ampliam o debate sobre a valorização da vida e, geralmente, contam com a divulgação da imprensa. 

A cada ano, é definido um novo tema pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Em 2023, 9º ano da campanha, a temática foi “acolher é cuidar”. O objetivo era ressaltar o papel fundamental do acolhimento daqueles que precisam de ajuda psicológica.

As ações da campanha costumam ser divulgadas nos canais oficiais digitais, como páginas do Facebook e do Instagram. Frases do Setembro Amarelo são postadas para alcançar cada vez mais pessoas e servir de apoio emocional.

Quando Setembro Amarelo surgiu?

Para entender o que é Setembro Amarelo, vale saber alguns detalhes da origem do movimento. O mês foi escolhido pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio junto da Organização Mundial da Saúde (OMS) em referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece em 10 de setembro. 

A cor que representa o que é Setembro Amarelo homenageia Mike Emme, um jovem estadunidense que cometeu suicídio em 1994, aos 17 anos. O garoto restaurava automóveis. Um deles foi um Mustang, pintado de amarelo. 

O jovem enfrentava alguns problemas psicológicos que não foram percebidos pela família e pelos amigos a tempo de evitar a morte dele. Diante desse acontecimento, no dia do velório de Mike, vários cartões foram decorados com fitas amarelas. Em cada um, havia a frase “se você precisar, peça ajuda” para conscientizar o maior número de pessoas sobre a prevenção do suicídio.

Importância da campanha

A campanha que conscientiza sobre o que é Setembro Amarelo é relevante. Diante do aumento da taxa de suicídio entre homens e mulheres, o movimento busca alcançar toda a sociedade.

Nos últimos anos, a campanha observou evolução nesse aspecto. Foram quebrados tabus, como o de que depressão é frescura. Além disso, houve aumento de abertura para o diálogo sobre questões mentais nas mais diferentes esferas sociais.

A atuação do CVV em diferentes eventos, como palestras, simpósios e debates, contribui para os resultados positivos. Um dos mecanismos mais bem-sucedidos da associação é o serviço de apoio emocional 24h por meio do telefone 188, do chat e do e-mail. 

Como é possível contribuir para a campanha?

Cada um pode ajudar a disseminar as mensagens da campanha ao compartilhar as publicações dos canais oficiais nas redes sociais, por exemplo. Assim, as informações chegam a mais pessoas. 

Você não precisa esperar apenas o mês de setembro para acolher alguém que está precisando de ajuda ou buscar auxílio. Também tente eliminar os preconceitos e os mitos que existem sobre suicídio e depressão. 

Cuide da sua saúde mental com a ajuda da Clínica Ór!

Agora, você já sabe o que significa Setembro Amarelo. Diante disso, conheça como a Clínica Ór pode ajudar quem está lutando contra a depressão e em risco de suicídio. Aqui, você conta com uma equipe especializada para elaborar planos personalizados de tratamento com a utilização de métodos inovadores e seguros.

Entre eles, há a infusão com cetamina, que trata os sintomas da depressão de maneira geral e enfraquece ou até elimina a ideação suicida em alguns casos. Quer saber mais? Então, aproveite para entrar em contato e marcar uma consulta!

COMPARTILHE!

Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.

Posts Relacionados

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

16/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

14/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

09/02/2024