Entenda o que é trauma psicológico

4 Min de Leitura
Homem branco sentado na cadeira, apoiado em uma mesa de madeira, com mão no rosto. Sensação de tristeza.

Você sabe o que é trauma psicológico? Pense nele como uma ferida invisível, resultante de experiências dramáticas na vida de muitas pessoas. Essa cicatriz emocional pode se manifestar de maneiras variadas, afetando o bem-estar, o comportamento e os relacionamentos. 

Neste blog, a Clínica Ór aborda a complexidade do trauma psicológico, mergulhando nas diferentes formas que indivíduos podem enfrentá-lo, bem como nas estratégias de recuperação e cuidados que podem ajudar a curar essa ferida emocional. 

Significado de trauma psicológico

Primeiro, o que é trauma psicológico? Trata-se de um padrão emocional, subconsciente e disfuncional gerado por um ou mais eventos vivenciados de maneira muito intensa e negativa. 

Como resultado, esse padrão disfuncional acarreta comportamentos, emoções e pensamentos que geram sofrimento, prejudicando o funcionamento e a qualidade de vida. 

O tratamento do trauma psicológico é feito por meio de terapias como hipnoterapia e EMDR. Essas abordagens ajudam a dissociar o evento das emoções e das sensações que ocorreram. Com isso, a memória perde relevância emocional e subconsciente para o indivíduo, colaborando com a melhora e o alívio do sofrimento.

A seguir, a Clínica Ór analisa como eventos específicos, como abuso, perda e desastre, podem desencadear esse quadro. Siga lendo para conhecer os tipos de traumas psicológicos e entender mais sobre as formas de tratamento. 

Tipos de traumas

Essa condição pode se manifestar de várias maneiras e ser resultado de uma variedade de experiências perturbadoras. Além de saber o que é trauma psicológico, é importante entender que não existe um único tipo. As respostas individuais às experiências traumáticas podem variar amplamente. 

Trauma de abuso

Um dos principais tipos de traumas é o abuso. Quando alguém é vítima de violência sexual, física ou emocional, pode ter padrões disfuncionais que requerem tratamento.

Na infância ou na idade adulta, o abuso físico pode deixar traumas profundos. O abuso emocional envolve a manipulação, a humilhação e a intimidação repetida, deixando cicatrizes emocionais duradouras.

Entre os tipos de abuso, há a violência doméstica. Pessoas que vivem em situações de risco frequentemente sofrem traumas psicológicos. 

Trauma de guerra

Esse é um tipo de trauma emocional que afeta muitos veteranos militares expostos a situações de combate. A principal causa são experiências extremamente estressantes, perigosas e, muitas vezes, violentas, vividas no campo de batalha. 

Os sintomas associados ao trauma de combate podem incluir flashbacks, pesadelos, ansiedade, depressão, insônia e hipervigilância. Muitos veteranos também sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Trauma de abandono

O abandono e a negligência, especialmente na infância, podem causar traumas psicológicos profundos. Essas situações afetam significativamente a psique do indivíduo na vida adulta.

Trauma de acidentes

Acidentes de trânsito, quedas, colisões, incêndios ou qualquer outra situação súbita e perigosa também podem gerar traumas aos indivíduos envolvidos. Geralmente, esses eventos são inesperados e ameaçadores para a vida, o que pode resultar em uma série de reações emocionais e psicológicas.

Trauma de perda de entes queridos

O trauma de perda de entes queridos ocorre quando alguém enfrenta a morte de uma pessoa próxima, especialmente se for inesperada ou traumática. Ele pode desencadear uma série de reações emocionais intensas, incluindo tristeza, choque, raiva, culpa, negação e sensação de vazio.

Trauma de desastres naturais

Desastres e catástrofes são eventos potencialmente desencadeadores de estresse e traumas. Pessoas que vivenciam terremotos, furacões, inundações ou incêndios podem precisar de tratamento psicológico.

Trauma de assalto

O trauma de assalto ocorre quando alguém é vítima de um ataque físico ou uma ameaça de violência por outra pessoa, como roubo à mão armada ou agressão. Essa experiência pode afetar a saúde mental e o bem-estar da vítima.

Trauma de deslocamento forçado

O que é trauma psicológico de deslocamento forçado? Ele está relacionado a pessoas deslocadas à força de suas casas devido a conflitos, perseguições ou desastres.

Traumas ocultos

Experiências mais sutis e crônicas, como o bullying e a discriminação, podem causar impacto duradouro na saúde mental. Na escola, no local de trabalho ou on-line, essas situações podem causar traumas psicológicos.

Como tratar os traumas psicológicos

Agora que você sabe o que é trauma psicológico, pode conhecer as formas de tratamento. A hipnoterapia e a terapia de Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares (EMDR, na sigla em inglês) são abordagens terapêuticas que podem ser eficazes. 

A hipnoterapia envolve um estado de consciência levemente alterado, que facilita o contato do paciente com as emoções e o subconsciente. Durante a hipnose, o terapeuta pode ajudar o paciente a explorar memórias traumáticas, identificar padrões negativos de pensamento e promover a reprogramação mental positiva.

EMDR é uma abordagem terapêutica que envolve a estimulação bilateral do cérebro, geralmente com o movimento dos olhos. Durante as sessões, o paciente é guiado a revisitar as lembranças traumáticas de uma forma estruturada e segura.

Associadas à imaginação do evento traumático, essas terapias são capazes de ajudar a mente do paciente a processar o que aconteceu, isto é, dissociar a situação da emoção. Isso quebra o padrão subconsciente disfuncional e reduz a relevância do ocorrido sobre a psique do paciente. Saiba como superar um trauma psicológico.

Recuperação de traumas psicológicos com a Clínica Ór

Trauma psicológico tem cura? Ambas terapias EMDR e hipnoterapia são validadas cientificamente e usadas com sucesso pela Clínica Ór para ajudar as pessoas a processarem experiências traumáticas. Se você ou algum conhecido está sofrendo as consequências dessa condição, é importante buscar informações e apoio.

Conte com a Clínica Ór nessa jornada! A clínica é especializada em tratamentos alternativos para traumas psicológicos, depressão e ansiedade. Acesse o site e conheça. 

COMPARTILHE!

Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.

Posts Relacionados

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

16/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

14/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

09/02/2024