Saiba se a ansiedade tem cura definitiva

4 Min de Leitura
Homem negro deitado em cama com lençóis brancos, vestido de branco.

A ansiedade é um transtorno cada vez mais comum na vida moderna. O indivíduo ansioso pode ter a qualidade de vida prejudicada ao enfrentar dificuldades para executar tarefas diárias. Nesse contexto, é comum questionar se a ansiedade tem cura definitiva.

Ao contrário do que pode parecer, a resposta não é tão simples, pois envolve uma série de variáveis. A leitura deste artigo ajuda a compreender se a ansiedade tem cura definitiva. Confira!

O que é ansiedade?

No cérebro, os mecanismos e as áreas responsáveis pelo processamento do medo e da ansiedade são iguais. É comum sentir medo ao estar diante de um tigre na natureza, por exemplo. Por outro lado, preocupar-se constantemente com a possibilidade de ficar diante da fera em algum momento pode ser sinal de ansiedade. 

Os sintomas de ansiedade indicam algo mais grave quando se tornam persistentes e impactam negativamente a rotina do indivíduo. O transtorno é dividido em diversos tipos. Veja os mais comuns abaixo.

Síndrome do pânico

Também conhecida como transtorno do pânico (TP), essa condição ocorre por meio de intensas e repentinas crises de ansiedade. Existe a sensação de mal-estar ou medo, que pode se manifestar em qualquer lugar, momento ou contexto, acompanhado de sintomas físicos, como falta de ar e tremores.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Entre os distúrbios de ansiedade, o TAG é um dos mais comuns. Ele pode ser definido como uma preocupação excessiva e crônica com uma diversidade de eventos e situações. 

Ainda que não haja uma real ameaça presente, os indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada não conseguem controlar as preocupações. Também costuma haver sintomas físicos, como taquicardia, sudorese e insônia.

Como prevenir a ansiedade?

Além de se perguntar se a ansiedade tem cura definitiva, você deve indagar sobre a prevenção dessa condição. A adoção de alguns comportamentos ou práticas no dia a dia pode auxiliar no combate ao transtorno, reduzindo as chances dele se desenvolver. 

Entre elas, pode-se destacar hábitos saudáveis, incluindo a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e sono regulado. Também é importante investir em psicoterapia para trabalhar o autoconhecimento. 

A partir disso, é mais fácil identificar quais são os gatilhos para a ansiedade. Algumas pessoas precisam diminuir o tempo que passam nas redes sociais, por exemplo, enquanto outras devem evitar estimulantes e drogas.

Como tratar a ansiedade?

Caso você desconfie que está sofrendo com os sintomas da ansiedade, busque pela ajuda profissional de um psicólogo ou um psiquiatra, referências no assunto. Você também pode realizar um teste totalmente on-line e gratuito, baseado na escala GAD-7, para ter noção da gravidade do que sente.

Opções de tratamento para ansiedade

Atualmente, diversas estratégias e técnicas já estão consolidadas para aliviar os sintomas da ansiedade, restaurando o bem-estar físico e mental. Há opções tradicionais, naturais e avançadas.

Se você deseja saber se a ansiedade tem cura ou não, também é importante entender o papel fundamental do profissional especializado: ele define a abordagem de tratamento mais indicada para cada caso.

Hipnose

Além de auxiliar na depressão, a hipnoterapia pode ser benéfica para os casos de ansiedade. Nela, o paciente fica em estado de relaxamento profundo, de forma que o subconsciente tome a frente da camada consciente da mente. Assim, é possível acessar melhor as emoções e os traumas, facilitando o tratamento. 

Terapia cognitiva-comportamental

Esse tipo de psicoterapia visa enfraquecer pensamentos e crenças disfuncionais, ligados à ansiedade. O terapeuta também ajuda o paciente a identificar e eliminar gatilhos. Isso costuma funcionar melhor como um complemento ao tratamento farmacológico. 

Fitoterapia

Alguns indivíduos notam melhora da ansiedade ao fazerem tratamento com ervas como valeriana, passiflora e kawa kawa, como monoterapia ou complemento ao tratamento farmacológico. O canabidiol também pode estar nessa categoria. 

Terapia medicamentosa

Normalmente, os medicamentos são utilizados em casos moderados e graves de transtornos de ansiedade ou que não melhoram com outras intervenções. Em geral, as primeiras opções de tratamentos farmacológicos são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Porém, apenas um psiquiatra pode prescrever o melhor.

Cetamina

Especialmente em casos de ansiedade e depressão, a cetamina pode ajudar a restaurar o bem-estar. Há diferentes maneiras de administrar a substância: intravenosa, intranasal e injetável ou subcutânea.

Estimulação magnética transcraniana (EMT)

A EMT é uma ótima opção de tratamento natural e não invasivo para ansiedade. Totalmente segura, a técnica consiste na utilização de um campo magnético, que serve para estimular regiões específicas cerebrais, regulando as redes neurais disfuncionais no transtorno de ansiedade.  

Além de reduzir os sintomas do transtorno, esse procedimento não apresenta efeitos colaterais sistêmicos significativos, sendo bem tolerado pelos pacientes.

O paciente ansioso tem alta?

A ansiedade tem cura definitiva quando há remissão total dos sintomas, sendo possível interromper o tratamento e ter alta médica. Em outras situações, é necessário tratar o paciente por tempo indeterminado. Isso depende da história clínica e do momento de vida de cada pessoa.

O acompanhamento profissional é fundamental. Isso vale para todos os tipos do transtorno, inclusive para quem deseja saber se a ansiedade generalizada tem cura.

Conte com a ajuda da Clínica Ór para tratar a ansiedade!

Após saber se a ansiedade tem cura, é hora de direcionar o seu tratamento para evitar que você sofra com os sintomas incômodos desse transtorno. Na Clínica Ór, você encontra um ambiente acolhedor e seguro, com uma equipe especializada em trazer aquilo que há de mais eficaz para a sua saúde mental.

Neste artigo, você já descobriu se a ansiedade tem cura definitiva e quais são os tratamentos disponíveis na Clínica Ór. Para mais informações, entre em contato

COMPARTILHE!

Clínica Ór Psiquiatria
Clínica Ór Psiquiatria

Clínica dedicada ao cuidado e tratamento de saúde mental. Oferecemos uma abordagem abrangente e personalizada para cada paciente.

Posts Relacionados

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

16/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

14/02/2024

3 Min de Leitura

Clinica Or Psquiatria

09/02/2024