Você sabe para que serve sertralina? Esse medicamento é comumente utilizado no tratamento de transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, fobia social e outras condições.
Nos últimos anos, ele se tornou muito popular no Brasil e no mundo. Por isso, é importante saber as principais indicações e os efeitos colaterais. Entenda, a seguir, o que é sertralina.
O que é sertralina?
Também conhecido como cloridrato de sertralina, esse medicamento faz parte da classe de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Ele é amplamente utilizado para tratar distúrbios de saúde mental.
A principal função da sertralina é aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor do cérebro que desempenha um papel importante no controle do humor, das emoções e da regulação do comportamento.
Ao inibir a recaptação de serotonina nas sinapses neuronais, a sertralina ajuda a regular o funcionamento do cérebro, aliviando sintomas associados a transtornos de ansiedade e depressão.
Para que serve a sertralina?
Afinal, para que serve sertralina? Atualmente, ela é uma das medicações antidepressivas mais prescritas no mundo devido à sua eficácia e segurança, quando usada conforme as orientações médicas. Confira as principais indicações desse medicamento a seguir.
Transtornos de ansiedade
A sertralina pode ser prescrita para tratar transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A seguir, veja como o medicamento ajuda em cada caso.
Quanto ao TAG, os sintomas podem ser subdivididos em três: cognitivos (preocupações excessivas com o futuro), emocionais (medo e insegurança intensos) e somáticos (palpitação, sudorese, alteração do hábito intestinal e insônia). A modulação da via serotoninérgica feita pela sertralina costuma ajudar a aliviar todos esses quadros.
O transtorno do pânico é caracterizado por ataques recorrentes e intensos. A sertralina pode ser usada para tratar esses episódios, reduzindo a frequência e a intensidade dos sintomas.
Já no tratamento da fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social e timidez patológica, a sertralina pode ajudar a melhorar a capacidade do paciente de interagir com os outros em situações sociais.
O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. A sertralina reduz esses sintomas, melhorando a qualidade de vida das pessoas com essa condição. Por fim, para o TEPT, o medicamento pode ajudar a diminuir pesadelos e flashbacks, por exemplo.
Depressão
O uso da sertralina para depressão ajuda a aliviar os sintomas de tristeza, desinteresse ou falta prazer nas atividades, distúrbios do sono e outros. Ela age melhorando o humor e, consequentemente, reduzindo a desesperança e a fadiga.
É importante lembrar que, nos casos de depressão resistente, muitas vezes o medicamento pode não apresentar avanço no combate aos sintomas. Por isso, é fundamental consultar um psiquiatra para encontrar a melhor opção de tratamento.
Nesses casos, existem soluções inovadoras e comprovadas cientificamente que podem atuar com mais eficiência na restauração do bem-estar, como o tratamento com cetamina para depressão, a Estimulação Magnética Transcraniana e outras abordagens.
Efeitos colaterais da sertralina
Além de saber para que serve sertralina, é importante entender que, como qualquer medicamento, ela pode apresentar alguns efeitos colaterais. No entanto, isso não significa que todos eles vão se manifestar ao mesmo tempo. Além disso, a gravidade varia de caso a caso. Quando acontecem, os efeitos mais comuns são:
- náusea;
- diarreia ou prisão de ventre;
- insônia ou sonolência;
- aumento da ansiedade;
- tremores nas mãos ou sensação de agitação;
- diminuição do desejo sexual, falta de libido ou disfunção sexual;
- aumento de peso.
Outros efeitos colaterais da sertralina incluem boca seca, dor de cabeça e tontura. Em casos raros, a medicação pode causar sintomas mais graves, como reações alérgicas, pensamentos suicidas e aumento da pressão arterial. Se isso ocorrer com você, é importante procurar ajuda médica imediatamente.
Lembre-se de que, geralmente, a sertralina leva algumas semanas para começar a agir no organismo no tratamento da depressão e da ansiedade. Também é importante ressaltar que nem todas as pessoas que fazem uso do medicamento vão sentir esses efeitos colaterais.
A sertralina precisa de receita?
Sim, a sertralina precisa de receita por ser um medicamento controlado que atua no modulando o funcionamento do cérebro. É preciso ter em mãos a prescrição para adquirir, indicada por um médico especializado em saúde mental.
Por isso, se você vivencia algum sintoma da depressão ou do transtorno de ansiedade, é fundamental buscar a ajuda de um profissional ou de clínica especializada, como a Clínica Ór. Nossa equipe saberá definir o diagnóstico e orientar a melhor abordagem para o seu quadro clínico.
Diferença entre fluoxetina e sertralina
A fluoxetina e a sertralina são medicamentos antidepressivos que têm praticamente a mesma função e mecanismo de ação. No entanto, a primeira medicação é mais antiga, e sua via de metabolização hepática é diferente. A segunda permanece no corpo por um período mais curto.
Ambas as opções devem ser prescritas por um médico. A dosagem e a duração do tratamento podem variar conforme a condição do paciente. Portanto, siga as orientações de um psiquiatra para obter os melhores resultados e minimizar os efeitos colaterais.
Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Ór!
Agora, você já sabe para que serve sertralina e como ela atua no tratamento da depressão e de outros transtornos psicológicos. A Clínica Ór é referência em aliviar o sofrimento de pacientes que não obtiveram sucesso com as opções de tratamento convencionais.
Nossa equipe conta com especialistas altamente qualificados e preparados para o tratamento de cada caso. Uma das abordagens mais inovadoras de nosso arsenal terapêutico é a aplicação da cetamina em casos de depressão resistente. Agende uma consulta conosco e faça uma avaliação!